Apoiamos o projeto “Amigas do Peito” pois acreditamos que reestabelecer a autoestima da mulher, por meio da reconstrução mamária, é parte integrante do tratamento do câncer de mama. Com esse apoio, conseguimos multiplicar o conhecimento das técnicas de reconstrução, viabilizando o acesso do médico especialistas às técnicas reparadoras com próteses e expansores teciduais.
A iniciativa consiste em garantir a aquisição de próteses ou expansão tecidual para a reconstrução mamária de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, submetidas à mastectomia (retirada cirúrgica de toda a mama). O recurso disponibilizado pela FME é fundamental para a aquisição de próteses, de sutiãs pós-cirúrgicos e de meias antitrombo, considerando que o repasse de verbas pelo SUS às instituições conveniadas não consegue acompanhar a atualização dos valores de mercado dos implantes, em especial os expansores teciduais, materiais de alto custo.
O projeto tem como parceiro o Hospital Santo Antônio (HSA), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Além de preservar a imagem corporal das pacientes, minimizando traumas psicológicos por meio da inserção de próteses mamárias, ele enriquece a formação prática e o conhecimento dos residentes em mastologia. Desde 2019, investimos nesse projeto por entender a sua relevância em um cenário desafiador.
Três em cada dez casos de câncer na mulher, no Brasil, são de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, serão 74 mil novos casos previstos por ano até 2025. O diagnóstico precoce, por meio do rastreamento com mamografia, é uma das estratégias principais para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, bem como seus impactos na qualidade de vida e na sociedade.