A Fundação Maria Emília é entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Salvador, idealizada pelo empresário Pamphilo Pedreira Freire de Carvalho. Falecido em 1996, deixou em testamento o desejo de instituir uma fundação voltada para ações nas áreas da saúde e educação. A fim de concretizar esse projeto, Pamphilo reservou parte do seu patrimônio para a criação e sustentabilidade da Fundação, garantindo que a instituição cumpra com a sua finalidade. Em 1998, nasceu então a Fundação Maria Emília Pedreira Freire de Carvalho, que recebeu esse nome em homenagem à mãe do empresário.

Pamphilo foi presidente da Companhia de Seguros Aliança da Bahia de 1952 a 1977. De 1978 até seu falecimento, assumiu a presidência do Conselho de Administração da companhia. Ao longo de sua vida, fez inúmeras viagens e sempre manteve um olhar atento às mudanças do seu tempo, aberto a outras culturas e sociedades. Assim, com o mesmo espírito de vanguarda que teve em sua vida profissional, sentiu-se instigado a deixar como legado uma instituição que promovesse impactos sociais e avanços científicos em saúde e educação.

Com o propósito de gerar impacto positivo na vida dos cidadãos brasileiros, por meio de apoio a projetos de pesquisa e formação acadêmica nas áreas de Saúde e Educação, a FME está completando 25 anos. Desde 2019, quando foi implementado um novo modelo de gestão, a instituição vem intensificando suas ações. Nos últimos cinco anos, foram investidos R$ 20 milhões.