A Fundação Maria Emília tem uma estrutura de governança composta pelos Conselhos Curador, Fiscal e Consultivo e pela Diretoria Executiva, e Equipe Técnica especializada em seu organograma.

Diretoria Executiva

Responsável pela direção e representação da FME, atua na execução das diretrizes fundamentais e no cumprimento das deliberações do Conselho Curador.

Membros da Diretoria Executiva
Thereza Tourinho
DIRETORA PRESIDENTE
Nascida em Salvador e formada em Psicologia pela PUC/ SP, Thereza assumiu a presidência da Fundação que leva o nome da sua bisavó em novembro de 2018, após o falecimento de seu pai, Paulo Sergio Tourinho. Ao assumir a FME, implantou um novo modelo de gestão, mantendo os direcionamentos deixados por seu pai, sua grande referência e inspiração. Atualmente Thereza ocupa também o cargo de Presidente do Conselho da Companhia de Participações Aliança da Bahia.
Thamile Accioly
DIRETORA EXECUTIVA
Formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador e com MBA em Marketing, Thamile assumiu, em julho de 2019, o cargo de Gerente Executiva da FME. Em 2022, passou a exercer a função de Diretora Executiva. Com dinamismo, foco e planejamento, ela trouxe para o terceiro setor competências adquiridas durante sua trajetória na área comercial.
Augusto Cesar Kruschewsky
DIRETOR FINANCEIRO
Formado em Ciências Contábeis pela UNIFACS e MBA em Finanças e Mercado de Capitais pelo IBMEC. Em 2019, passou a exercer a função de Diretor Financeiro da FME. Com grande experiência na área Financeira, ele atualmente é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia de Seguros Aliança da Bahia.
José Henrique Germann Ferreira
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência em Cirurgia, mestrado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV e Doutorado em Saúde Pública. Foi Diretor Superintendente do Instituto de Consultoria e Gestão Albert Einstein e Secretário de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Com uma brilhante carreira, o Dr. José Henrique atua como Consultor em Saúde e Diretor de Relações Institucionais da FME
Rodrigo Accioly
DIRETOR JURÍDICO
Advogado, Administrador Judicial, sócio do Castro Oliveira Advogados. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela UNESA. Especialista em Turnaround Empresarial com cursos na FGV, Insper, TMA Brasil, Sorbonne Paris I, Oxford University, Cambridge University e Tor Vergata Italia. Diretor Estatutário da Cia de Participações Aliança da Bahia e da Cia de Seguros Aliança da Bahia. Certificação em Indicadores Chaves de Riscos KRI, Controles Internos, Canal de Relatos, Governança Corporativa, Prevenção a Lavagem de Capitais, LGPD e Prevenção de Riscos Cibernéticos na RusselBerford Brasil. Atualmente exerce o cargo de Diretor Estatutário da Companhia de Participações Aliança da Bahia e da Companhia de Seguros Aliança da Bahia, respondendo perante CVM e Susep pela diretoria de Riscos e Controles Internos e jurídica

Conselho Consultivo

Assessora o Conselho Curador e a Diretoria Executiva, opinando tecnicamente sobre as demandas recebidas pela FME. É composto por integrantes da comunidade científica, especialistas vinculados às áreas da saúde e da educação, cuja expertise contribui para o aprimoramento das atividades da Fundação.

Membros do Conselho Consultivo
Prof. titular de gastro-hepatologia do Hupes-UFBA, presidente da Associação Latino- Americana para o Estudo do Fígado, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia e Diretor do Hospital Aliança.
Médico, diretor de pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Membro Honorário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Médico, Professor associado de clínica médica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador e consultor na área de educação das profissões da saúde.
Professora de Demografia, cátedra Andelot, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Harvard T.H. Chan School of Public Health, diretora do Programa de Estudos do Brasil do David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) e Ph.D. em Demografia pela Universidade de Princeton. Sua pesquisa se concentra no desenvolvimento e uso de abordagens multidisciplinares para identificar os determinantes da transmissão de doenças infecciosas em diferentes cenários para orientar políticas de controle. Castro tem mais de 20 anos de colaboração com pesquisadores brasileiros, Secretarias de Saúde e Ministério da Saúde, particularmente relacionada a doenças infecciosas. Fez contribuições importantes durante as recentes emergências de saúde pública (a epidemia do vírus Zika e a pandemia de COVID-19). Ela tem ainda projetos sobre malária, COVID-19, arboviroses, mortalidade e desenvolvimento infantil/infantil, e mudanças climáticas na Amazônia brasileira. Atua em diversos conselhos consultivos no Brasil e nos EUA, integra a Academia Brasileira de Ciências e a Associação Americana para o Avanço da Ciência, e é colunista da Folha de São Paulo.

Conselho Fiscal

Atua na supervisão e acompanhamento das atividades da FME, opinando sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações realizadas, além de emitir pareceres. É composto por três membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos e destituíveis pelo Conselho Curador.

Membros do Conselho Fiscal

  • Raimundo Santos Silva
  • Marcelo da Silva Pinho
  • Paulo Cortiço Andion

Conselho Curador

A este Conselho cabe, principalmente, a orientação, a supervisão e o controle das atividades desenvolvidas pela FME.

Membros do Conselho Curador
  • Presidente: Silvano Gianni
  • Vice-presidente: José Maria Souza Teixeira Costa
  • Conselheiro: Manoel Eduardo Pedreira Torres

Equipe Técnica

Tatianne Navarro
ANALISTA DE PROJETOS
Carini Macedo
ANALISTA FINANCEIRO
Mariana Barahona
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Yéssica Lopes
ANALISTA DE COMUNICAÇÃO
André Botelho
ANALISTA DE PROJETOS