Já se perguntou onde estão as mulheres quando o assunto é a publicação em revistas científicas de cirurgia, anestesiologia e obstetrícia?

Segundo estudo publicado pela revista World Journal of Surgery e realizado por um grupo de pesquisadores que inclui a cientista Letícia Nunes Campos, apoiada pela FME, há um ponto importante: as mulheres representam apenas 17% do total de cargos de conselhos editoriais nas áreas citadas.

Mas, como isso acontece? “Leaky pipeline” é um fenômeno no qual a proporção de mulheres diminui substancialmente à medida que o grau de importância e hierarquia do cargo aumenta e, segundo os autores, essa é a justificativa para o que a pesquisa revela.

“Como consequência, essas lacunas afetam a representação das mulheres nos cargos dos conselhos editoriais e a sua respectiva progressão na carreira acadêmica”, destacam depoimentos dos autores para o Medscape, um portal para médicos e profissionais da saúde no mundo todo.

Este estudo é uma das produções da cientista Letícia durante o período que integrou o Program in Global Surgery and Social Change na Harvard Medical School, atividade apoiada pela nossa fundação.