Artigo de Fernanda Gushken, médica e engenheira, bolsista FME no Mestrado em Saúde Pública da Johns Hopkins University (JHU)
Está em vigor a lei que proíbe o uso de celulares em escolas. De acordo com a nº 15.100/2025, sancionada no início de janeiro, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A medida já é utilizada em diversos países no mundo, como Canadá, Holanda e França. Nos Estados Unidos, diversos estados, como Flórida, Indiana, Ohio e Carolina do Sul, adotaram tais medidas de restrição nas escolas de ensino infantil até o ensino fundamental.1. Diante das novas políticas e da velocidade em que as informações são propagadas atualmente, é importante que cada cidadão conheça as evidências e dados que embasam tais decisões.
Segundo Carol Vidal, psiquiatra infantil do Johns Hopkins Children’s Center e professora da escola de medicina da Johns Hopkins University, grande parte da discussão atual envolve a hipótese de que haja uma relação de causa e efeito entre o uso exacerbado de mídias sociais e depressão, mas sua investigação vai além. Estudo conduzido por ela – envolvendo uma coorte de 425 adultos do Canadá, que responderam a questionários online – demonstrou que existe grande associação entre o uso excessivo de mídias sociais e depressão, porém, este uso não é fator preditivo para o aumento de sintomas depressivos, em análise prospectiva2.
Para os autores da pesquisa, este achado pode indicar que pessoas que possuem depressão tendem a usar mais mídias sociais, e não que o uso das mídias sociais por si só seja um fator causal para depressão. Um importante achado da análise de redes (network analysis) foi a associação entre depressão e uso de maconha, hábito de dormir tarde e baixo contato com locais verdes. Isso mostra a importância da avaliação holística de cada pessoa e dos fatores comportamentais e ambientais.
Vidal lembra que se deve focar no papel dos profissionais de saúde, educadores e familiares no sentido de promover melhores índices de saúde mental não só de crianças e adolescentes, mas também entre adultos. Na era digital que vivenciamos, as estratégias devem encorajar um equilíbrio entre uso moderado de telas, atividade física e atividades ao ar livre3.
Bem Estar Digital
Fernanda Gushken, que assina o texto acima, é bolsista FME no Mestrado em Saúde Pública da Johns Hopkins University (20224-25) e também trabalha atualmente no departamento de saúde mental da universidade. Seu projeto é focado na área de bem estar digital, Digital Well-Being, entre crianças e adolescentes, com o objetivo de realizar uma análise de estudo de coorte conduzido entre escolas na Arábia Saudita. Além disso, o grupo de pesquisa pretende implementar estratégias eficazes para promover o uso consciente de mídias sociais, videogames e internet de um modo geral, que incluem medidas nas escolas e também nos lares das crianças.
“Neste projeto, estou aprofundando meu conhecimento sobre o uso saudável da internet, que é mais complexo do que tentativas de redução de tempo de tela. Compreendo que a integração da tecnologia nas nossas vidas pode sim ser saudável, desde que se adote uma postura consciente de regulação e de equilíbrio de atividades diárias essenciais.”, explica Fernanda.
A mestranda diz-se animada por trabalhar em um estudo que tem impacto na vida de praticamente toda a população mundial, o que chama atenção para novas políticas públicas. Segundo ela, existem hoje muitos escores validados4 que permitem que gestores públicos possam comparar a performance de saúde digital de seu país, mas também aprender com estratégias que já funcionam em outros lugares.”
Fontes
- Globo, Agência o. “Uso de Celular: MEC Discutirá Se Proibição Será Só Em Salas de Aula Ou Em Toda a Escola.” Exame.com, 23 Sept. 2024, exame.com/brasil/uso-de-celular-mec-discutira-se-proibicao-sera-so-em-salas-de-aula-ou-em-toda-a-escola/. Accessed 3 Oct. 2024.
- Vidal, Carol, et al. “The Role of Social Media Use and Associated Risk and Protective Behaviors on Depression in Youth Adults: A Longitudinal and Network Perspective: International Journal of Mental Health and Addiction.” International Journal of Mental Health and Addiction, no. 1, 15 May 2024, web.p.ebscohost.com/ehost/detail/detail?vid=9&sid=f61addd6-2fa3-4f5a-9663-304bfcadcff9%40redis&bdata=JkF1dGhUeXBlPXNoaWImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=2024-85429-001&db=psyh, https://doi.org/10.1007/s11469-024-01313-0. Accessed 2 June 2024.
- Johns Hopkins University. “What’s behind the Ban on Cell Phones in K-12 Schools?” The Hub, HUB, 23 Sept. 2024, hub.jhu.edu/2024/09/23/school-cell-phone-bans-qa/.
- “Sync Global Digital Wellbeing Index.” Ithra.com, 2024, sync.ithra.com/dwi/en. Accessed 3 Oct. 2024.