Parceria entre Fundação Maria Emília e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública proporciona acesso ao curso de medicina a estudantes de baixa renda
Estão abertas as inscrições para o Programa Medi+, parceria entre a Fundação Maria Emília (FME) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), que tem por objetivo transformar o futuro de estudantes de baixa renda e egressos de escola pública, proporcionando acesso ao curso de medicina e o suporte necessário até a sua formatura.
Os candidatos irão concorrer a duas bolsas integrais. Os selecionados terão 100% do valor cobrado pela instituição de ensino coberto pela FME, durante toda a sua formação. Para participar, é necessário estar regularmente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, além de ter cursado o ensino médio completo em uma instituição brasileira de ensino público. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio nesse site, onde também está disponível o edital.
Além de beneficiar os estudantes, o programa enriquece a experiência educacional de professores, colaboradores e demais alunos e contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nesse sentido, as duas instituições reafirmam, juntas, seu compromisso com a evolução do ensino médico, valorizando a diversidade, a inclusão e o acesso à educação de qualidade.
“Estamos muito felizes com essa parceria que une duas instituições comprometidas com educação de qualidade, buscando oferecer mais oportunidades para um ensino de excelência”, relata a diretora-executiva da Fundação Maria Emília, Thamile Accioly.
Prof. Dr. Humberto de Castro Lima Filho (Coordenador do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) e Thamile Accioly (Diretora-Executiva da Fundação Maria Emília) assinam acordo de cooperação
Sobre a FME – A Fundação Maria Emília (FME) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Salvador (BA), baseada em dois pilares: SAÚDE e EDUCAÇÃO. Sua missão é promover o acesso à formação, à ciência e à atualização profissional, sempre com impacto social.
Como investidora social privada, a FME atua em todo o Brasil, fomentando projetos de pesquisa, bolsas de estudos e publicações de obras, além de trabalhar em parceria com instituições nacionais e internacionais.
Nos últimos cinco anos, foram mais de 50 projetos de pesquisa apoiados, 44 bolsas nacionais, 11 bolsas internacionais e cerca de 10 parcerias (duas internacionais).
Sobre a EBMSP – A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública está presente na vida de baianos e baianas desde 31 de maio de 1952. A instituição tem como mantenedora a Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, uma entidade de direito privado, sem fins econômicos e de caráter educacional, cultural, científico e assistencial, que tem por objetivo principal o ensino, a pesquisa e a extensão dos conhecimentos e serviços próprios da área da saúde, das ciências em geral e da cultura, para atender a comunidade.
A BAHIANA tem como pilares a tradição e a inovação, e é reconhecida por sua excelência na formação de profissionais críticos, éticos e capacitados para enfrentar os desafios e as exigências da sociedade contemporânea.
Ao longo de sua trajetória como escola de saúde, já formou mais de 17 mil profissionais dessa área, cerca de 600 mestres e doutores, mais de 6 mil especialistas, e atualmente conta com 7 cursos de graduação, 3 programas de pós-graduação stricto sensu, mais de 20 cursos de especialização e 4 programas de residência.
Serviço:
O quê? Programa Medi+
Quem? Parceria entre Fundação Maria Emília e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Quando? Inscrições de 8 a 14 de maio de 2023
Como? Edital disponível aqui.