O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) — referência nacional em mobilização de investidores sociais privados e fortalecimento da filantropia — apresentou novo Censo que revela: recursos privados direcionados a ações de impacto social vêm crescendo no país. Os dados mostram que, apesar do desafiador cenário econômico brasileiro, o Investimento Social Privado (ISP) passou de R$ 3,6 bilhões, em 2019, para R$ 4,8 bi, ano passado: aumento de mais de 30%, neste período [em valores atualizados pelo IPCA].

Produzido desde 2001, o Censo fornece um retrato relevante do setor. O GIFE agrega parcela robusta do ISP, com 170 associados que respondem por importante fatia da economia, entre instituições de origem empresarial, familiar ou independente. “O principal objetivo do estudo é apresentar características e tendências do setor, apontando caminhos para o fortalecimento da filantropia e a redução das desigualdades no país”, destaca o secretário-geral do GIFE, Cassio França.

De acordo com a pesquisa, o volume de investimentos mobilizados ano passado nivelam-se ao do ano de 2014 e é maior que de todos os anos a partir de 2015. Fica abaixo apenas do ano pico da pandemia da Covid-19 [2020], quando a sociedade civil organizada se articulou de forma extraordinária em socorro ao país.

O Censo GIFE é uma ferramenta valiosa para avaliar o panorama da filantropia no Brasil, e esses dados motivam a Fundação Maria Emília a seguir trabalhando arduamente para construir um futuro mais inclusivo. Clique aqui para baixar Censo GIFE 2022-2023.

Fonte: Divulgação GIFE