A temática da medicina baseada em evidências (MBE) – prática que se vale da melhor evidência disponível na tomada de decisões quanto aos cuidados de saúde – estará em destaque a partir do início de 2024, fruto de parceria entre a Fundação Maria Emília (FME) e o cardiologista Luis Claudio Correia, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pesquisador atualmente em atividade na Emory University, em Atlanta (EUA).

Por meio deste novo projeto, que busca ampliar a difusão de conhecimento em ciência e saúde, principalmente junto à comunidade médica, conteúdos gerados sob a coordenação do pesquisador estarão disponíveis, com novos recursos técnicos e identidade visual, em formato de podcast, canal específico do YouTube e blog especializado.

“Esta parceria traz a este trabalho, que eu já vinha desenvolvendo de forma independente, não apenas um apoio financeiro, mas sobretudo o respaldo e a credibilidade da Fundação Maria Emília, que vem consolidando cada vez mais uma sólida reputação Brasil afora”, explica Luis Claudio.

O projeto conjunto promoverá ainda mais a reflexão sobre os significados de ciência, saúde pública e, claro, da própria medicina baseada em evidências. Esta, segundo o pesquisador, transcende a atividade pragmática do(a) médico(a), demandando um complexo processo de decisão que leva em conta, além da informação científica, a evidência que vem do(a) paciente, como suas próprias percepções, valores e preferências.