A Fundação Maria Emília é uma investidora social privada, sem fins lucrativos, com sede na em Salvador, Bahia, idealizada pelo empresário Pamphilo Pedreira Freire de Carvalho. Falecido em 1996, deixou em testamento o desejo de instituir uma fundação voltada para ações nas áreas da saúde e educação. A fim de concretizar esse projeto, Pamphilo reservou parte do seu patrimônio para a criação e sustentabilidade da Fundação, garantindo que a instituição cumpra com a sua finalidade. Em 1998, nasceu então a Fundação Maria Emília Pedreira Freire de Carvalho, que recebeu esse nome em homenagem à mãe do empresário.
Pamphilo foi presidente da Companhia de Seguros Aliança da Bahia de 1952 a 1977. De 1978 até seu falecimento, assumiu a presidência do Conselho de Administração da companhia. Ao longo de sua vida, fez inúmeras viagens e sempre manteve um olhar atento às mudanças do seu tempo, aberto a outras culturas e sociedades. Assim, com o mesmo espírito de vanguarda que teve em sua vida profissional, sentiu-se instigado a deixar como legado uma instituição que promovesse impactos sociais e avanços científicos em saúde e educação.
Enquanto investidora social privada (grantmaker), a FME, há 26 anos busca gerar impacto social positivo, potencializando os saberes nas áreas de educação e saúde, possibilitando a disseminação do conhecimento por meio de bolsas de estudo, projetos de pesquisa e parcerias institucionais, nacionais e internacionais. Quanto à sua fonte de recursos, também é acionista de uma importante empresa de capital aberto: a Companhia de Participações Aliança da Bahia. Desde 2019, quando foi implementado um novo modelo de gestão, a instituição vem intensificando suas ações. Nos últimos cinco anos, foram investidos R$ 20 milhões.