Pesquisadora: Maria Isabel Schinoni, médica gastroenterologista e professora doutora da Universidade Federal da Bahia.
1. Desenvolvimento de hepatotoxicidades secundárias ao uso de medicamentos alopáticos, fitoterápicos, insumos vegetais e suplementos alimentares em centros de referência no Brasil.
Objetivo: desenvolver métodos quantitativos e qualitativos para análise molecular do vírus da hepatite E crônica em pacientes com transplante de fígado, rim, portadores de hepatite autoimune, HIV e portadores de hepatite B ou C com alguma anormalidade, na cidade de Salvador, Bahia, e validar métodos de biologia molecular para diagnóstico de hepatite E no Brasil.
2. Avaliação do perfil sérico e polimorfismo de citocinas, bioquímico, virológico e do curso clínico de pacientes portadores da co-infecção HVB-HDV com genótipos 1 e 3, atendidos em um centro de referência em Rondônia(Amazônia Ocidental),Brasil e Hanover (Alemanha).
Objetivo: avaliar o curso clínico da co-infecção pelo HVB-HDV e de perfil de citocinas séricas e da resposta ao tratamento com Interferon Peguilado em pacientes infectados com os genótipos 1 e 3, atendidos em um centro de referência em Rondônia-Brasil e Hanover-Alemanha. Os agentes virais da hepatite B e Delta constituem um problema mundial de saúde pública. Acredita-se que cerca de 2 bilhões de pessoas tiveram contato com o vírus da hepatite B (VHB) e que 18 milhões de pessoas encontram-se infectadas pelo VHD entre os 350 milhões de portadores crônicos de VHB no mundo.
3. Desenvolvimento das análises do diagnóstico molecular para os vírus das hepatites E: uma doença negligenciada no Brasil.
Objetivo: Desenvolver métodos quantitativos e qualitativos para análise molecular do vírus da hepatite E crônica em pacientes com transplante de fígado, rim, portadores de hepatite autoimune, HIV e portadores de hepatite B ou C com alguma anormalidade, na cidade de Salvador, Bahia, e validar métodos de biologia molecular para diagnósticos da hepatite E no Brasil.
4. Criação de rede de laboratórios de biologia molecular e imunologia associados aplicada às hepatites virais para estudos de epidemiologia molecular, análise filogenética e resistência a antivirais e perfil imunológico no serviço público de saúde na região da Amazônia/Bahia-Estudo Multicêntrico.
Objetivo: criar uma rede de diagnóstico para hepatites virais na região da Amazônia e Bahia utilizando ferramentas de biologia molecular por meio dos métodos do PCR in house e em tempo real, com objetivo de otimizar o uso de recursos do SUS, assim como padronizar técnicas para analisar o perfil de citocinas desses pacientes.