Assinatura molecular de risco cardíaco: comparação de populações indígenas com distintos graus de urbanização.

Pesquisador: Manoel Barral Neto. Médico, doutor em patologia humana, pesquisador da Fiocruz, membro titular da academia de ciências. Professor da Faculdade de Medicina da Bahia Universidade Federal da Bahia.

Objetivo: estabelecer uma assinatura molecular de demarcadores de risco baseado na identificação do perfil de risco da população indígena na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, nos estados de Pernambuco e Bahia, buscando determinar os efeitos da urbanização sobre esse grupo populacional.

 

Registro síndromes coronarianas agudas num centro de referência de Salvador, Bahia

Pesquisadores:

  • Luís Cláudio Lemos Correa. MD, PhD em Ciências Médicas, Mestrado em Saúde Pública na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Cardiologista, professor de medicina, pesquisador, consultor em saúde pública
  • Mateus dos Santos Viana – Médico, cardiologista. Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

 

Objetivo: promover conhecimento que fomente a racionalidade na tomada de decisão em síndromes coronarianas agudas. O projeto visa descrever variabilidade de conduta e seus determinantes, identificar vieses cognitivos da decisão médica, desenvolver modelos preditores diagnósticos e prognósticos pelo uso de estatística tradicional e inteligência artificial.