Pela segunda vez, a Fundação Maria Emília (FME) irá conceder quatro bolsas de estudo de 50%, mais ajuda de custo, para interessados em cursar o Mestrado em Saúde Pública na Harvard T.H. Chan School of Public Health. O apoio da FME não impede que o bolsista capte recursos complementares.
O Master of Public Health (Full Time, 45 credit – MPH45) auxilia o(a) estudante, por meio de metodologia qualificada e rigorosa, na busca pela base intelectual e pelas habilidades especializadas necessárias para liderar mudanças e fazer a diferença em comunidades ao redor do mundo, identificando e abordando as principais questões que afetam a saúde, planejando e liderando programas para melhorar a vida das pessoas em lugares diversos, incluindo aqueles com recursos limitados.
Bolsas FME
Os candidatos aprovados residentes no Brasil que tenham recebido a carta de aceitação de Harvard T.H. Chan School of Public Health para o mestrado mencionado acima (2024-2025), poderão concorrer a bolsas de 50% no curso, custeadas pela FME, de acordo com os critérios abaixo:
- a) Ter sido aprovado no processo de seleção para o Mestrado em Saúde Pública da Harvard T.H. Chan School of Public Health (carta de aceitação);
b) Morar no Brasil há, pelo menos, cinco anos;
c) Não possuir parentesco até o 3º grau de qualquer empregado(a) ou ocupante de cargo de Conselheiro ou da Diretoria da Fundação Maria Emília.
Documentos exigidos:
O(a) candidato(a) selecionado(a) para o Mestrado em Saúde Pública deverá preencher este formulário de candidatura. Após, deve enviar o formulário até 17 de março de 2025, incluindo ainda os documentos abaixo relacionados:
- a) Statement of purpose apresentado à Harvard T.H. Chan School of Public Health;
b) Carta de propósito dirigida à FME;
c) Termo de compromisso de contrapartida, dirigido à FME;
d) Documento de identificação oficial com foto;
e) Comprovante de residência atual;
f) Currículo Lattes atualizado;
g) Carta de aprovação no Mestrado em Saúde Pública, da Harvard T.H. Chan School of Public Health.
A Carta de Propósito é uma redação em língua portuguesa, contendo até 1000 caracteres (com espaço), dirigida à Fundação Maria Emília.
O texto deve conter pelo menos:
a) uma breve narrativa sobre sua trajetória pessoal e profissional;
b) uma descrição da importância do mestrado em sua carreira e como pretende contribuir para a saúde pública brasileira com os conhecimentos e experiências vividas no curso
c) uma conclusão, justificando porque merece ser contemplado(a) com a bolsa de estudos.
A carta se constitui em um termo formal por meio do qual o(a) candidato(a) se compromete a realizar ações em prol da saúde pública brasileira. O texto deverá ser apresentado por escrito e precisa ser verdadeiro, viável e factível.
Processo de seleção:
Atendidas as exigências descritas acima, os(as) candidatos(as) serão selecionados(as) para obtenção da bolsa de estudos a partir da análise e avaliação de seus documentos.
Se julgado pertinente, o(a) candidato(a) poderá ser convidado à entrevista por comissão de avaliação da FME.