Impacto de um programa de monitoramento por telemedicina sobre o controle da asma em um centro de referência ( PROAR – UFBA).

Pesquisador: Carolina de Souza Machado. Enfermeira, Professora, Doutora da Universidade Federal da Bahia.

Objetivo: implantar e avaliar o impacto do monitoramento remoto de telemedicina comparado ao manejo regular em asmáticos graves do PROAR (Programa para Controle da Asma na Bahia) no controle da asma, na qualidade de vida, na adesão ao tratamento e no conhecimento difundido. O programa oferece acompanhamento multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos) de forma regular a pacientes asmáticos graves, com fornecimento gratuito de medicação.

 

Fatores de risco para falta de resposta ao tratamento e eventos adversos na asma grave.

Pesquisador: Adelmir de Souza Machado. Médico, Professor Doutor da Universidade Federal da Bahia.

Objetivo: estudo de carater longitudinal (coorte ambulatorial) para investigar os fatores associados à dificuldade de controle com o tratamento e a ocorrência de efeitos colaterais do tratamento em pacientes com asma grave. O estudo busca identificar os padrões de resposta ao tratamento na asma grave, de acordo com os seus fenótipos, e investigar característcas clínicas, genéticas e ambientais associadas à má resposta ao tratamento e à presença de eventos adversos.