Com objetivo de reforçar a parceria entre as duas instituições, a FME recebeu, no último dia 02 de outubro, a visita técnica do Diretor de Operações da Fundação Mérieux com sede em Lyon – França, Pascal Vincelot.

A comitiva foi recebida pela Gerente Executiva da FME, Thamile Accioly, na sede da Fundação, em Salvador. Participaram do encontro o Assessor de Saúde da HUPES e Gerente Geral do laboratório Centro de Infectologia Charles Mérieux em Rio Branco/ AC, Andreas Stocker e Letícia Lobo, Representante Brasil da Fundação Mérieux.

Pesquisa e diagnóstico

A FME é parceira da Fundação Mérieux que doou um Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Mérieux em Salvador/BA e um Centro de Infectologia em Rio Branco/AC.  A Fundação francesa atua no Brasil desde a epidemia de meningite no final da década de 70, e tem como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico, desenvolver a capacidade local em realizar pesquisas e atividades com foco em doenças infecciosas que afetam a saúde pública e populações vulneráveis. O apoio da FME prevê a formação de recursos humanos e intercambio de profissionais da Bahia e Acre através de atividades relacionadas à formação e pesquisa.

O Laboratório Rodolphe Mérieux de Rio Branco está associado a uma rede de pesquisa iniciada em 2008 pela Fundação Mérieux, a rede GABRIEL (Global Approach to Biological Research, Infectious diseases and Epidemics in Low-income countries). A rede reúne cerca de vinte laboratórios públicos e privados nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e tem como objetivo transferir experiência e conhecimentos necessários para a investigação laboratorial avançada em países emergentes, particularmente à identificação de agentes patogênicos, além de treinar pesquisadores e técnicos.