ONG de Salvador será fortalecida com assessoria personalizada e R$25 mil

Prêmio ONG Forte, iniciativa da Fundação Norberto Odebrecht e da Fundação Maria Emília, teve o seu resultado anunciado nesta segunda-feira (13). Após oito semanas de avaliação, realizada por quatro comissões especializadas, o edital anunciou que a Associação de Moradores do Conjunto de Santa Luzia foi a vencedora entre as 30 instituições de Salvador (BA) inscritas.

ONG criada em 1989, a Associação Santa Luzia atua para mobilizar os moradores do bairro do Uruguai pela garantia de direitos básicos como moradia, saneamento básico, educação, saúde e lazer. Dentre outros projetos, a organização mantém a Escola Comunitária Luiza Mahin, que atende cerca de 300 crianças; organiza um Banco e um Fundo Comunitário para apoiar os moradores; e executa ações culturais e esportivas.

Agora, a instituição vai receber uma assessoria personalizada para apoiar sua gestão, por parte da Fundação Norberto Odebrecht, e um aporte de R$25 mil para impulsionar o seu trabalho, cedido pela Fundação Maria Emília. “Essa formação vai ajudar muito, pois temos muito a aprender sobre a parte técnica de gestão. Com essa qualificação, vamos poder dar um melhor resultado e trabalho à nossa comunidade, e assim colher os frutos”, afirmou Danielson Vieira, dirigente do Conselho Fiscal da Associação, durante o anúncio da premiação.

 

Fortalecimento

A vencedora do Prêmio ONG Forte terá acesso a um impulsionamento que, no Terceiro Setor, já possui um nome: fortalecimento institucional.

“O fortalecimento institucional se trata do apoio para a gestão, a governança e as equipes de ONGs para que elas possam fazer seu trabalho social de uma forma mais eficiente e transparente”, explica Fabio Wanderley, superintendente da Fundação Norberto Odebrecht. “E conceder esta oportunidade a uma organização de Salvador marca nossos esforços de nos voltarmos também à capital baiana, levando nossa atuação para mais territórios”, diz.

Para Thamile Accioly, diretora executiva da Fundação Maria Emília, o apoio a uma ONG de educação é um reflexo do que move a instituição em seus 25 anos de existência. “Sempre tivemos a educação como um de nossos principais pilares. Por isso, impulsionar uma ONG que promova a formação de crianças e adolescentes é tão importante para nós. Esse trabalho de colaboração para promover a inclusão social e transformar a vida das pessoas faz parte do que nós acreditamos”, afirma.