Carregando...

Lúpus: conheça mais as causas e sintomas

Na semana de conscientização do Lúpus, o Dr. Mittermayer Barreto, médico reumatologista, Coordenador do Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário da UFBA, fala sobre sintomas, causas e tratamento para a doença. Confira!

O Lúpus é uma doença de fundo imunológico, de causa desconhecida, onde o paciente começa a produzir anticorpos contra suas próprias células. É por isso que é conhecida como uma doença autoimune. As causas são desconhecidas, mas existem alguns fatores que participam na sua expressão, como componentes genéticos – embora não hereditário; componente ambiental – exposição ao sol piora as manifestações, e componente hormonal, com proporção de nove mulheres para um homem, o que mostra como o estrógeno influencia na ativação da doença. Os sintomas mais comuns são manchas na pele, no formato de asa de borboleta no rosto, além de dores e inflamações nas juntas, entre outros sintomas. Alguns pacientes apresentam inflamação nos rins, com perda de proteína na urina, que se não for tratada, pode ser necessário a realização de diálise. Outros, podem apresentar convulsão e alteração de comportamento, até psicose pela própria doença. As manifestações são variadas e não que dizer que todas as pessoas terão esses sintomas. O diagnóstico se faz através das manifestações clínicas, exames de laboratório, como o exame FAN – Fator Antinuclear. Esse exame não é diagnóstico, mas aparece em 97% dos pacientes com Lúpus.

A doença não tem cura, mas a pessoa pode viver tranquilamente sob tratamento. Ela tem controle e é bom que o diagnóstico seja dado precocemente para que o tratamento seja estabelecido logo de início e assim evitar que complicações mais sérias apareçam. O tratamento se baseia em medicações simples como a hidroxicloroquina, tão famosa por conta das polêmicas da covid, e corticoides para inibir o sistema imunológico. Quando o estado é grave, usamos medicações mais potentes, que são outros imunossupressores para controlar a doença”, ressalta o reumatologista.

Maio/2022

Enviado com sucesso!

Seus dados foram enviados com sucesso!