A pandemia de covid-19 afetou profundamente as atividades da Fundação e exigiu agilidade e flexibilidade no atendimento às demandas urgentes de apoio à população.

 

A Fundação doou recursos para o Fundo Estadual de Saúde, que teve como fim exclusivo a prevenção, o controle e a contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública relacionados à pandemia.

 

Mobilizou recursos para ações de proteção social a comunidades vulneráveis e segmentos sociais atingidos pela perda de renda em função da crise provocada pela covid-19.  Nesta ação, a Fundação contribuiu para a distribuição de itens básicos de alimentação e higiene, em apoio a políticas, serviços e profissionais da área de saúde.

 

Na área da pesquisa científica, apoia diversos estudos sobre o SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19.

Perfil das infecções virais e alterações laboratoriais associadas, em crianças atendidas em um pronto atendimento de Salvador – Bahia, durante a epidemia de covid-19.

Pesquisador: Hugo Ribeiro Júnior. Médico gastroenterologista, professor titular da Faculdade de Medicina da UFBA.

Objetivo: identificar crianças com infecções respiratórias e suas etiologias, relacionadas ou não ao coronavírus e à síndrome respiratória aguda grave 2 (SARSCoV-2), e descrever perfil imunológico correspondente.

 

Vigilância genômica para SARS-COV-2 nas cidades de Salvador e Feira de Santana, Bahia

Pesquisadores:

  • Luís Cláudio Lemos Correa. MD, PhD em Ciências Médicas, Mestrado em Saúde Pública na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Cardiologista, professor de medicina, pesquisador, consultor em saúde pública.
  • Aquiles Camelier. Médico Pneumologistado, Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade do Estado da Bahia.

Objetivo: estudar a circulação do SARS-CoV-2 nas cidades de Salvador e Feira de Santana por meio do diagnóstico laboratorial e vigilância genômica das cepas virais circulantes.

 

Características clínicas e mortalidade da infecção respiratória em casos suspeitos ou confirmados por infecção pelo novo coronavírus (2019 SARS- COV-2) em pacientes internados no Hospital Aliança em 2020.

Pesquisadores:

  • Luís Cláudio Lemos Correa. MD, PhD em Ciências Médicas, Mestrado em Saúde Pública na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Cardiologista, professor de medicina, pesquisador, consultor em saúde pública.
  • Aquiles Camelier. Médico pneumologista, Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade do Estado da Bahia.

Objetivo: estudar as características demográficas e clínicas, além do prognóstico e evolução da covid-19 em pacientes internados no Hospital Aliança, para aprimorar o atendimento, auxiliar outros serviços de saúde e realizar documentação histórica da pandemia.

 

Massa Muscular em pacientes covid-19 e impacto sobre a mortalidade em hospital do nordeste brasileiro.

Coorte Retrospectiva.

Pesquisador: Rafael Pinto Lourenço. Nutricionista, doutorando do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (UFBA).

Bolsista de iniciação científica: Caren Nariel Pereira Santos Souza

Objetivo: avaliar a prevalência de baixa massa muscular por meio da tomografia computadorizada (TC) em pacientes de covid-19 e o impacto em admissões em UTI e mortalidade em hospital do nordeste brasileiro.

 

Estudo Bee Covid. Própolis: um aliado importante contra a covid.

Coordenador: Marcelo Silveira. Médico nefrologista. Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

 

Objetivo: avaliar o uso de Extrato de Própolis Verde (EPP-AF) no tratamento da covid-19 em 120 pacientes internados em um hospital privado de Salvador, Bahia. Avaliar a recuperação dos pacientes, tempo de internação e taxa de lesão renal.

Caracterização e avaliação das infecções por bactérias multirresistentes e fúngicas em pacientes internados pela covid-19 em hospital de infectologia, Salvador, Bahia por meio do Programa de Pós-graduação de Biotecnologia e Medicina Investigativa da Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ.

Pesquisadora: Verônica de França Diniz Rocha.

Objetivo: caracterizar e avaliar as infecções e colonizações por bactérias multirresistentes e fúngicas em pacientes internados no período da pandemia da covid-19 em hospital de infectologia, em Salvador, Bahia.  As infecções relacionadas à assistência à saúde, principalmente por bactérias multirresistentes (MDR), são um problema enfrentado  nas UTIs onde os pacientes apresentam maiores fatores de risco para infecções nosocomiais, o que foi potencializado durante a pandemia da COVID-19.